A lava-louças é muito mais simples do que você imagina, e saber o básico sobre como ela funciona é muito importante para garantir bons resultados sempre. O funcionamento dela é bem parecido com a lavadora de roupas, que você conhece tão bem. Veja abaixo o que acontece em cada etapa dentro de uma lava-louças:

1. Pré-lavagem (ou enxágue inicial, ou "Acqua Spray")

A maioria das máquinas de lavar louça tem programas com um ciclo de pré-enxágue, que permite remover manchas soltas das louças com o enxágue. A água é bombeada para dentro da máquina e mecanicamente borrifada nas louças através de um bico de spray. Após esse ciclo, a água é drenada e substituída por água limpa.

2. Lavagem

Após a pré-lavagem a câmara de detergente se abre, permitindo que o detergente se misture à água. Essa solução é bombeada pelos bicos de spray que, com a força da água, são rotacionados de maneira que todos os itens sejam atingidos. A água é aquecida a temperaturas entre 50°C e 70°C, dependendo do programa escolhido e do modelo da lava-louças.

3. Enxágue

Nos ciclos de enxágue intermediários, resíduos restantes na superfície da máquina e/ou acumulados são removidos com água fria.

4. Secagem

No ciclo de enxágue final, o líquido abrilhantador é adicionado à água de enxágue. A água é gradativamente aquecida até aproximadamente 60°C. Então, a água é removida e as louças são secas pelo calor remanescente.